BLOG

Você sabe o que estão falando da sua marca na internet?

O Social Listening pode ajudar a monitorar, mapear e qualificar as citações da sua marca em ambiente digital.

Saber o que a sua audiência está falando sobre a sua marca, sobre o seu produto/serviço e também sobre o seu mercado de atuação e concorrência é super importante para traçar um planejamento de marketing e vendas mais eficiente. 

As redes sociais e a internet, como um todo, se tornaram um ambiente onde consumidores se manifestam sobre experiências com marcas e influenciam diretamente o comportamento da maioria dos compradores do seu mercado: eles confiam mais nas experiências relatadas por usuários do que em propaganda. 

Por isso, mapear e saber interpretar a voz dos usuários da sua marca em ambiente digital é estratégico e deve ser uma prática importante para os processos de marketing e vendas do seu negócio. Super necessário o investimento de tempo, energia e (se possível) dinheiro para se aprofundar nesse universo de dados que o monitoramento e o social listening pode oferecer. 

Vamos falar aqui, neste artigo, sobre as principais definições de social listening e como essa prática pode ajudar o seu negócio, empresa ou startup a crescer com mais eficiência e consistência de dados e informação. 

O que é, de fato, social listening?

Vamos lá! Social Listening é um conjunto de ações de monitoramento de termos-chave em diversos canais digitais como Twitter, Instagram, Facebook, Blogs, Portais de Notícias, etc. 

Esse mapeamento do que se fala de uma marca em ambiente digital, gera uma série de benefícios para os fins comerciais. Veja:

  • Gera insights de novos produtos ou serviços;
  • Antecipa a gestão de possíveis crises;
  • Apoia o relacionamento com o cliente;
  • Inicia um processo de vendas nas redes sociais;
  • Inspira sua marca para a criação de conteúdos. 

O monitoramento é importante para você se manter informado sobre a reputação da sua marca em ambiente digital. Através do social listening (que é a análise dos dados monitorados), é possível mensurar as citações positivas, negativas e neutras em relação à sua marca, a marca do concorrente e ao mercado, em geral. 

Esse trabalho é realizado através de ferramentas que fazem diversos tipos de buscas relacionadas aos termos e palavras-chave que sua empresa ou startup “setou” para ser avaliada. Essas ferramentas entregam dados tais como: 

  • Volumetria de citações em cada rede social, blog ou portal de notícias;
  • Qualidade dessas citações: são positivas, negativas ou neutras;
  • As citações estão relacionadas a quais assuntos/notícias/temas;
  • Quais os picos de dias e horários das citações;
  • Influenciadores que citam a marca da sua startup.

Com essas informações em mãos, sua equipe conseguirá alcançar ótimos insights para o seu planejamento de marketing e vendas. Alguns que podem surgir:

  • Saber em quais canais sociais a sua marca possui mais relevância. Isso certamente vai apoiar o seu time de marketing a entender melhor onde deve investir energia para se relacionar com usuários, gerar conteúdo e, possivelmente, fazer investimentos em mídia paga.
  • Entender em quais blogs e portais sua marca é mais citada e saber quais assuntos envolvem essa citação ajudará a perceber tendência de temas que estão em alta e que tem impacto direto com o seu negócio. Ótimo para gerar pauta para imprensa e conteúdo para seu blog.
  • Reputação da sua marca está positiva ou negativa em cada um dos canais analisados? Essa visibilidade prévia contribuirá para tomadas de decisão antecipadas relacionada à uma possível gestão de crise.
  • Se a sua marca está relacionada com algum influenciador digital, você poderá abrir possibilidades para um relacionamento comercial e de conteúdo com ele e, assim, amplificar o discurso da sua marca de maneira mais estratégica. 

Como fazer o social listening? 

Aqui vamos falar sobre o passo-a-passo para realizar o monitoramento de palavras-chave em ferramentas de social listening.

Este é um trabalho que se inicia com a criação de uma lista de termos-chave, palavras, frases, contextos que se relacionam com a sua marca e com o seu mercado de atuação. Trata-se de um brainstorm onde você precisará gerar essa lista, a partir de algumas premissas:

  1. Escolha dos termos que serão monitorados dando preferência, claro, ao nome da sua empresa ou startup;
  2. Mapeamento de temas comuns sobre os quais a sua persona/consumidor fala ou tem dúvidas;
  3. Definição de quais outras empresas da sua área você quer monitorar.

Sua empresa ou startup pode querer avaliar também as menções relacionadas à alguma campanha de marketing realizada, ou a algum produto específico. Neste caso, você deve buscar elencar também termos que estejam relacionados aos copies e textos desta campanha, ou aos atributos e características desse produto.

Claro que, aqui, a abrangência de dados será muito maior, por se tratar de campanha publicitária ou produto que, na maioria dos casos, se utilizam de definições e conceitos mais amplificados. Mas ainda assim, vale a pena realizar um processo de “mineração” desses dados para avaliar se a sua campanha de marketing está sendo bem avaliada nas mídias sociais ou como o seu produto está sendo citado. 

Como dissemos anteriormente, existem uma série de ferramentas disponíveis no mercado que podem auxiliar neste processo de monitoramento de palavras e termos-chave. Quase todas possuem um acesso gratuito inicial e oferecem planos para perfis diferentes de acesso, utilização e verba. 

De acordo com a quantidade de termos e palavras-chave que se proponha a monitorar, sua empresa ou startup poderá se adequar a um plano comercial específico da sua ferramenta de escolha. Caso você ainda não tenha verba para realizar o monitoramento de muitos termos, sugerimos focar nas palavras-chaves referentes à sua marca. 

Importante!

O monitoramento para social listening deve ser uma prática frequente e periódica. Trata-se de uma atividade processual que só conseguirá contribuir com eficiência caso consiga compilar histórico de informações sobre os termos e palavras-chave buscada.

É claro que, em alguns casos, a análise de social listening pode ser pontual, a partir de um monitoramento específico (de apenas um determinado período de tempo). Mas a análise e o acesso à insights se darão de maneira mais eficiente se realizados a partir de série histórica de dados. 

As ferramentas apoiam (e muito) o social listening, mas o fator humano para interpretar dados e materializar os insights e planos de ação é fundamental. 

O Social Listening é um processo trabalhoso e exige tempo e dedicação das equipes envolvidas. Mas é uma atividade que contribui, positivamente, para determinar os rumos que o seu negócio deverá seguir, não somente em comunicação e marketing, mas em termos de demanda de mercado, tendências e avaliações sobre a sua prestação de serviço no mercado de atuação.

©2021 Diego Marmo - Todos os direitos reservados.